International Medical Olympiad

SOBRE O RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro

Conhecida como a Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro promove o contato direto com sua beleza natural. Montanhas magníficas, lagoas e regiões históricas, combinadas com os ricos sons do samba e a alegria de seu povo, justificam a reputação do Rio como um dos centros urbanos mais bonitos e interessantes do mundo.

Não faltam atrações no Rio. Situado no topo do morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, o Cristo Redentor, eleito em 2007 uma das novas “sete maravilhas do mundo”, é um dos ícones da cidade. Outros pontos turísticos famosos são o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jardim Botânico, as praias de Ipanema, Copacabana e Leblon, e o ponto de referência desportivo mais famoso da cidade - o estádio Maracanã.

Capital do Brasil de 1763 a 1960, o Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do país, com uma população de 6,5 milhões de habitantes e o segundo maior centro financeiro. A cidade também tem inúmeras universidades, centros culturais e científicos, laboratórios de pesquisa e museus. 

Durante os últimos anos, o Rio de Janeiro investiu em uma nova infraestrutura. Isso significa mais habitações, melhores acomodações, sistemas de transporte público mais eficientes, centros desportivos renovados, aeroportos modernizados, a revitalização da área portuária e investimentos em projetos sociais e ambientais. 

Considerada um dos principais destinos turísticos da América Latina, a cidade recebe pelo menos 2,8 milhões de turistas de todo o mundo a cada ano. Saiba mais sobre o Rio de Janeiro na página Visite o Rio.

BOM SABER

Chegando ao Rio de Janeiro

O Aeroporto Internacional do Galeão - Antônio Carlos Jobim (GIG) é o principal aeroporto da cidade. Os participantes da IMO também podem chegar ao Brasil via São Paulo - Guarulhos - Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro (GRU), e fazer conexão para o Aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro. Serão organizados ônibus, nas datas programadas, para o traslado de todos os participantes da IMO destes aeroportos até seus hotéis. 

Acomodação extra

As equipes da IMO que precisarem reservar acomodação extra por motivo de  chegada antecipada ou partida tardia, serão responsáveis pelo pagamento da hospedagem extra.

Horário local

O fuso horário do Rio de Janeiro é GMT -3:00.

Clima 

Julho é um mês de inverno no Brasil. A temperatura no Rio é especialmente agradável, com uma média de cerca de 21°C (70°F) durante o dia e 18°C (64°F) à noite. A temperatura do mar chega ao seu mínimo anual de cerca de 22°C (72°F). Julho é um dos meses mais secos do ano, com um total de chuvas de no máximo 56mm, o que é considerado muito baixo para a região. 

Picada de insetos

Recomendamos aos participantes utilizarem repelente de insetos de forma a evitar picadas de insetos. Leia as informações sobre prevenção de picada de insetos.

Água potável

No Brasil, a água da torneira é potável, conforme os padrões internacionais. Porém, a água normalmente não é consumida direto da torneira. A Organização fornecerá água filtrada, ou água mineral engarrafada, nos locais de realização da IMO. 

Exposição ao sol

Durante as atividades ao ar livre, sugerimos que se use protetor solar com fator de proteção de no mínimo 15, ou mais, mesmo em dias nublados.

Eletricidade

Os padrões de eletricidade no Brasil variam de 100 até 127 volts, ou de 220 até 240 volts, sendo de 50 Hz ou de 60 Hz. A eletricidade no Rio de Janeiro é de 110V, 60 Hz. Os equipamentos indicados para funcionar em 220V precisam de adaptadores e estabilizadores, porém é recomendável verificar o cabo de energia do seu laptop, a sua fonte de alimentação ou outro dispositivo, antes do uso. 

Tomadas e adaptadores

Veja abaixo uma imagem de uma tomada brasileira e o adaptador correspondente.

Idioma oficial

O Português é o idioma oficial no Brasil. O Inglês é amplamente compreendido em aeroportos, hotéis, restaurantes, agências de turismo, shopping centers e agências de viagem.

Moeda

O Real é a moeda do Brasil. O código de moeda para o Real é BRL, e o símbolo da moeda é R$. As moedas de Real são emitidas nos valores de 5, 10, 25, 50 centavos e 1 real. As notas de real são emitidas nos valores de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 reais. A moeda estrangeira pode ser trocada exclusivamente em aeroportos, hotéis, bancos e casas de câmbio. Conversor Online de Moedas

Cartões de Crédito

Os cartões de crédito e débito padrão são aceitos na maioria dos bancos, hotéis, restaurantes e shopping centers. Eles também são aceitos nos caixas eletrônicos.

Serviço de internet

O serviço de internet é amplamente disponível no Brasil. Muitos hotéis no Rio de Janeiro incluem (ou oferecem, por uma taxa extra) acesso à internet de alta velocidade.

Ligações internacionais

O Brasil tem amplos sistemas de telefonia fixa e celular que permitem que você ligue para qualquer lugar no mundo. O código de país para o Brasil é +55. Para fazer ligações internacionais do Rio de Janeiro, disque 00 21 + código do país + código da área + número do telefone.

Segurança Pública 

Nos últimos anos, o Rio de Janeiro aumentou significativamente a presença da sua polícia, tanto na cidade quanto nas praias. Embora a violência na cidade tenha diminuído, os visitantes devem estar sempre atentos.

INFORMAÇÕES DE VIAGEM

Informações gerais de viagem

Documentos para viagem

Para entrar no Brasil, exige-se um passaporte original em bom estado, válido no mínimo por seis meses (a partir da data de chegada) e com, pelo menos, duas páginas em branco. Para cidadãos do Mercosul, no lugar do passaporte, pode-se apresentar uma carteira de identidade original válida e em bom estado.

Obs.: Documentos de viagem danificados, manchados, borrados, rasgados ou expirados não serão aceitos para entrada no Brasil. Além disso, a fotografia no documento deve permitir a identificação do portador. 

Recomendamos que você verifique se o seu documento de viagem está em ordem antes da sua viagem.

Visto

Dependendo da sua nacionalidade, você pode precisar solicitar e obter um visto de entrada antes da viagem para o Brasil (os vistos não podem ser obtidos no aeroporto ou no porto de entrada). O Brasil mantém uma política recíproca de visto e tem acordos de isenção de visto com determinados países. Verifique com antecedência se você precisa de um visto para entrar no Brasil, na página do Ministério de Relações Exteriores do Brasil na internet.

Para mais informações sobre as exigências para pedidos de visto, entre em contato com a Embaixada ou o Consulado Geral do Brasil que tenha jurisdição sobre a sua área de residência específica. A lista de embaixadas e consulados do Brasil no exterior está disponível na página do Ministério das Relações Exteriores do Brasil na internet.

Para aqueles que precisam de um visto, o visto de turista de 90 dias é suficiente para participar da IMO.

Autorização de viagem para menores

Ao entrar ou sair do Brasil com um menor (qualquer pessoa com menos de 18 anos), sem a presença de ambos os pais ou dos tutores legais, as autoridades brasileiras exigem que você apresente uma carta de consentimento ou autorização de viagem. Essa autorização deve ser obtida antecipadamente, assinada por ambos os pais ou tutores legais, autenticada e legalizada pela Embaixada ou Consulado Geral do Brasil no seu país.

Hospedagem para menores 

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990), menores de 18 anos não podem se hospedar em hotéis, hostels, resorts ou acomodações similares, a menos que estejam autorizados ou acompanhados por seus pais ou por um adulto designado. Caso um menor esteja acompanhado de um adulto que não seja um dos seus pais, é necessário apresentar uma autorização por escrito para que o menor faça o check-in no hotel. Esta autorização deve estar assinada por ambos os pais ou tutores legais, autenticada e apresentada junto com cópias dos seus passaportes ou carteiras de identidade.Veja um modelo em Inglês. Veja um modelo em Português

Para mais informações e orientação, entre em contato com a Embaixada ou Consulado Geral do Brasil da jurisdição sobre a sua área de residência.

Vacinas

As autoridades da imigração brasileira não exigem nenhum Certificado Internacional de Vacinação ou prevenção (profilaxia) para entrar no país. No entanto, como as exigências de imunização diferem entre os países, recomendamos que você verifique antecipadamente junto às suas autoridades de imigração sobre a necessidade de vacinas ou outras medidas preventivas antes de viajar para o Brasil, ou qualquer outro país que pretenda entrar ou passar a caminho do Brasil. Algumas linhas aéreas podem exigir que os passageiros apresentem um certificado de vacinação contra febre amarela válido antes do embarque. 

No Brasil, a vacina contra febre amarela é recomendada a todos os visitantes que planejam viajar para as seguintes áreas: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Maranhão e Minas Gerais, além do sul do Piauí, oeste e sul da Bahia, norte do Espírito Santo, noroeste de São Paulo e oeste dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A vacinação também é recomendada àqueles que visitam as Cataratas do Iguaçu. 

Tenha em mente que a vacina contra febre amarela deve ser tomada, pelo menos, 10 dias antes da sua partida. 

Seguro de viagem 

Haverá atendimento médico disponível aos participantes durante o evento, entretanto, a organização da IMO 2017 não fornecerá seguro de viagem aos participantes. Obtenha o seguro de viagem internacional, para cobrir todas as despesas médicas no exterior, antes de sua partida.


Copyrights © 2016-2017 58ª Olimpíada Internacional de Matemática. Todos os direitos reservados.
Foto da Riotur: Alexandre Macieira, Fernando Maia, Gabriel Santos, Guto Costa, J.P. Engelbrecht e Pedro Kirilos