International Medical Olympiad

SOBRE A IMO

A Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é a maior, mais antiga e prestigiada Olimpíada científica para alunos do ensino médio. A história da IMO data de 1959, quando a primeira edição foi realizada na Romênia com a participação de sete países: Romênia, Hungria, Bulgária, Polônia, Checoslováquia, Alemanha Oriental e URSS. Desde então, o evento é realizado anualmente (com exceção de 1980), sempre em um país diferente. Atualmente, mais de 100 países, dos 5 continentes, participam do evento. Cada país pode enviar uma equipe de até seis alunos do ensino médio - ou alunos que não tenham ingressado em uma universidade, ou instituição equivalente, na data de realização da Olimpíada - além de um líder de equipe, um vice-líder e observadores, se desejado.

Durante a IMO, os competidores devem resolver, individualmente, duas provas em dois dias consecutivos, com três problemas em cada dia. Cada problema vale 7 (sete) pontos. São concedidas medalhas de ouro, prata e bronze na proporção de 1:2:3, de acordo com os resultados gerais – metade dos competidores recebem uma medalha. Para incentivar o maior número possível de alunos a resolverem problemas completos, são concedidos certificados de menção honrosa àqueles estudantes que não receberam medalha, mas obtiveram 7 (sete) pontos em pelo menos um problema. 

REGULAMENTO

Regulamento Geral da IMO – PDF
Regulamento Anual para a IMO 2017 – PDF

COMO PARTICIPAR DA IMO

Convite IMO – PDF

LOGOTIPO DA IMO 2017

O logotipo da 58ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017) é inspirado pela topologia – uma disciplina da Matemática que estuda superfícies – e pela renomada faixa de Möbius, um tipo especial de superfície com apenas um lado e apenas uma borda. 

O logo também explora o contorno topográfico do Rio de Janeiro. Ele representa o Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos da cidade, e harmoniza com a topografia por meio de uma mistura de ângulos retos e de 360°. As cores selecionadas (preto, azul, amarelo, vermelho e verde) são aquelas adotadas pela IMO.


Copyrights © 2016-2017 58ª Olimpíada Internacional de Matemática. Todos os direitos reservados.
Foto da Riotur: Alexandre Macieira, Fernando Maia, Gabriel Santos, Guto Costa, J.P. Engelbrecht e Pedro Kirilos